Visite o novo Blog dos Arautos em Campo Grande

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dom Vitório Pavanello se despede da Arquidiocese de Campo Grande

Sobre o futuro, Dom Vitório disse que se dedicará às confissões e ao aconselhamento espiritual/ Foto: Arquidiocese de Campo Grande















Campo Grande,
Quinta-feira, 05-05-2011, Gaudium Press 
O arcebispo de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Dom Vitório Pavanello, reuniu nesta quarta-feira, 04, a imprensa local para comunicar sua despedida da arquidiocese. O prelado deixa o cargo após 28 anos. Seu pedido de renúncia por motivo de idade foi aceito pelo Papa Bento XVI junto com a nomeação para a arquidiocese do secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar do Rio de janeiro, Dom Dimas Lara Barbosa.
Durante a entrevista, Dom Vitório falou, inicialmente, sobre o tempo que ficou à frente da Igreja de Campo Grande. O prelado afirmou que vê com muita alegria sua estada na arquidiocese durante todos estes anos, porque ao chegar em Mato Grosso do Sul o estado havia sido recém-criado e pouco havia por ali. Mas "o estado amadureceu muito, solidificou-se. Chegou a saúde, chegaram as estradas e a Igreja também cresceu muito. Eram apenas 13 paróquias e 7 padres. Hoje são 41 paróquias e mais de 100 sacerdotes", destacou.
Dom Vitório também teceu algumas palavras sobre seu sucessor. Conforme o arcebispo, Dom Dimas é um homem jovem, de diálogo, experimentado e de muitos projetos e desafios. "Ele será um bispo muito querido e acolhido nesta diocese", disse e acrescentou: "Ele será muito bem-vindo!".
Finalizando sua entrevista, o prelado contou seus planos sobre o futuro assim que deixar o comando da Arquidiocese de Campo Grande. Após o período de férias, em que passará com a família em Santa Catarina, seu estado natal, o arcebispo pretende fazer uma peregrinação à Terra Santa e a santuários marianos. Será um tempo dedicado a oração e as penitências. Passado este período, Dom Vitório voltará ao trabalho pastoral, onde se dedicará às confissões e ao aconselhamento espiritual.
Ao término do diálogo com a imprensa, Dom Vitório foi saudado por alguns padres de sua arquidiocese que o definiram como "um homem de diálogo, de misericórdia e de muito amor ao trabalho pastoral da Igreja".
Natural de Presidente Getúlio, Dom Vitório Pavanello tem 75 anos. Foi ordenado sacerdote em 1966 e bispo em 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário